25 Dicas para Conquistar a Sua Autoconfiança

Esse texto tem me acompanhado à alguns anos. Sempre guardado em uma pastinha no meu pendrive, eu sempre recorria à ele quando queria me sentir melhor. Hoje, vou portá-lo aqui e espero que vocês (ou você, já que ninguém lê) curtam. 

Se você tem baixa autoestima, é possível fazer alguma coisa para mudar isso? Pode controlar os seus níveis de confiança?

Embora possa parecer que não, eu acredito que é possível alterar isso e aumentar a sua autoconfiança. Não é uma característica genética, e não depende dos outros. Se você acha que não é inteligente, competente ou atraente, etc. Isso pode mudar!

Pode tornar-se digno de respeito, e fazer o que quiser, independentemente do que os outros possam pensar. Pode fazer isso, tomando controle de sua vida, e assumindo o controle da sua autoconfiança. Ao tomar atitudes concretas que melhorem as suas capacidades, e a sua imagem, pode aumentar a autoconfiança, sem a ajuda de mais ninguém. 

A seguir estão 25 dicas para ajudá-lo a fazer isso. Não são conselhos mágicos que vão mudar a sua vida milagrosamente e sem esforço, são apenas alguns conselhos que funcionam comigo e com outras pessoas.

Não precisa tentar todas, pois não é uma receita… Leia e escolha as que gostarem mais, comece apenas com algumas e dê-lhes tempo para ver os resultados, se não resultarem, tente outras.

Aqui estão elas, sem nenhuma ordem especial:

1. Arrume-se. Esta parece ser evidente, mas é impressionante a diferença que um corte de cabelo, fazer a barba ou a depilação, por um creme e perfume podem fazer à sua autoestima. Pode transformar completamente o seu humor. 

2. Se vista bem. Um complemento da primeira dica… Se se vestir bem, vai sentir-se bem consigo mesmo. Vai se sentir bem sucedido e apresentável e pronto para enfrentar o mundo. Mas o significado de vestir-se bem é diferente para todos… Não significa que tem de usar roupas caras, podem ser roupas casuais, mas que sejam apresentáveis e lhe fiquem bem.

3. Mude a sua autoimagem mental. A nossa autoimagem significa muito para nós, mais do que muitas vezes percebemos. Temos uma imagem mental de nós mesmos, que determina o modo como nos sentimos confiantes (ou não). Mas essa imagem não é fixa e imutável. Pode mudá-la. Use as suas capacidades mentais, e trabalhe a sua autoimagem. Se não gostar dela, mude-a. Descubra porque se vê desse modo, e faça o que preciso para mudá-lo. 

4. Pense positivo. Pode mudar o seu pensamento, e ao fazê-lo pode fazer com que grandes mudanças aconteçam. Para isso, comece por substituir pensamentos negativos por positivos. 

5. Acabe com os pensamentos negativos. Parece o mesmo que o item acima, mas é tão importante que deve ser falado em separado. É preciso tomar consciência da sua conversa mental, dos pensamentos que tem sobre si mesmo, e quando está a fazer alguma coisa. Quando está a fazer algo que precise esforço, como fazer exercício, por vezes vai pensar, “Isto é muito difícil. Quero parar e ir ver televisão. ” Aprenda a reconhecer esses pensamentos negativos, imagine que esses pensamentos são como um inseto e esmague-os! (é um truque que funciona, mas pode pensar em outra coisa). Depois, substitua-o com uma coisa positiva. (“Eu consigo, só faltam 15 minutos para o fim do treino”).

Conhece-te e vais ganhar todas as batalhas. – Sun Tzu 

6. Conheça-se a si mesmo. Quando vai para a batalha, o mais sábio geral aprende a conhecer o seu inimigo muito, muito bem. Não pode derrotar o inimigo sem o conhecer. E quando está a tentar superar uma autoimagem negativa e substituí-la com autoconfiança, o seu inimigo é você mesmo. Conheça-se bem. Comece a ouvir seus pensamentos. Comece a escrever um diário sobre si, e sobre os pensamentos que tem sobre si, e perceba de onde vêm esses pensamentos negativos. Depois comece a pensar sobre as coisas que gosta em si, aquilo que sabe fazer bem, as coisas que gosta. Pense nas suas limitações, e se são reais ou criadas pela sua mente e pelos seus medos. Mergulhe dentro de si mesmo, e descubra a sua autoconfiança.

7. Agir positivamente. Mais do que ter apenas pensamentos positivos, tem que agir em conformidade. Ação é a chave para o desenvolvimento da autoconfiança. É uma coisa aprender a pensar positivo, mas quando começar a agir vai começar realmente a mudar, uma ação de cada vez. Você é o que faz, e por isso, se mudar o que faz, vai mudar quem é. Tem de agir de uma forma positiva, agir em vez de pensar que não pode, e ser positivo. Converse com pessoas de uma forma positiva, coloque mais energia em tudo o que faz. Em breve, começará a notar a diferença, e as pessoas à sua volta também. 

8. Seja gentil e generoso. (Um pouco lamechas eu sei. Se for demasiado sentimental para si, passe à frente). Seja ser gentil com os outros, e generoso consigo mesmo e com o seu tempo, é uma ótima forma de melhorar a sua autoimagem. Vai começar a sentir-se bem consigo, e pensar que é uma boa pessoa. Pode fazer maravilhas pela sua autoconfiança, acredite em mim.

Uma chave importante para o sucesso é a autoconfiança. Uma chave para a autoconfiança é preparar-se.  Arthur Ashe 

 

 9. Prepare-se.É difícil ter confiança em si mesmo se acha que não vai conseguir fazer alguma coisa. Vença esse sentimento, preparando-se tanto quanto possível. Um exame, por exemplo: se não tiver estudado, não vai ter confiança nas suas habilidades para ter um bom resultado no exame. Mas se se fartou de estudar, está preparado, e estará muito mais confiante. Agora pense na vida como o seu exame, e prepare-se. 

10. Conheça os seus princípios e viva de acordo com eles. Quais são os princípios em que assenta a sua vida? Se não sabe, então vai-se sentir perdido e sem direção. Pense nos seus princípios, certamente que os tem, mas talvez não tenha pensado muito neles. Agora pense se vive realmente de acordo com eles ou se apenas acreditar neles, sem agir de acordo. Descubra os seus princípios fundamentais, e tente viver a vida de acordo com eles. Nem sempre vai ser fácil, mas tem de tentar. 

11. Fale devagar. Uma coisa simples, mas que pode ter uma grande diferença no modo como as outras pessoas o percebem. Uma pessoa com autoridade, fala devagar. Demonstra confiança. Uma pessoa que pensa que não merece ser ouvida, fala rapidamente, porque não pretende manter os outros à espera de alguma coisa que não é digna de se ouvir. Mesmo se não se sinta confiante, tente fazê-lo algumas vezes e veja as diferenças. Sentir que as pessoas o ouvem vai melhorar a sua confiança. 

12. Tenha uma boa postura. Eu costumava ter uma postura terrível, mas tenho melhorado com o yoga. Sempre que me lembro, corrijo a minha postura, e sinto-me logo melhor. Se reparar as pessoas com uma postura direita demonstram mais autoridade e confiança, e são mais atraentes. 

13. Aumente as suas competências. Como se pode sentir mais competente? Ao tornar-se mais competente. E como fazer isso? Ao estudar e praticar. Basta fazê-lo aos poucos. Se quiser melhorar no desenho, por exemplo, não comece com um grande quadro. Comece por fazer alguns esboços num caderno, e vá treinando um pouco todos os dias. Quanto mais desenhar, melhor vai ser o resultado. A prática irá aumentar a sua competência, qualquer que seja a área. 

14. Defina um pequeno objetivo e alcance-o. As pessoas muitas vezes cometem o erro de definir um grande objetivo, e quando falham, ficam desmotivados. Em vez disso, defina um objetivo viável. Defina uma meta que sabe que pode conseguir, e depois, alcance-a. Vai se sentir muito bem com isso. Depois defina outra e alcance-a também. Quanto mais coisas conseguir atingir, melhor se torna a fazê-lo, e melhor se sente. Em breve conseguirá definir objetivos grandes, e realizá-los também.

15. Alterar um pequeno hábito. Não um grande, como deixar fumar. Basta um pequeno, como fazer a lista de compras antes de ir ao supermercado. Ou acordar 10 minutos mais cedo. Ou beber um copo de água quando acorda. Uma coisa pequena que saiba que pode fazer. Faça-o durante um mês. Quando tiver conseguido isso, vai se sentir fantástico. 

16. Concentre-se em soluções. Se está sempre a queixar, ou concentrado nos problemas, mude o seu foco agora. Centrar-se nas soluções em vez de nos problemas é uma das melhores coisas que pode fazer pela sua confiança e pela sua carreira. “Eu sou gordo e preguiçoso!” Como pode resolver isso? “Mas não me consigo motivar!” Como pode resolver isso? “Eu não tenho energia!” Qual a solução? 

17. Sorrir. Outro conselho banal. Mas que também funciona. Eu sinto-me logo melhor quando sorrio, e também me ajuda a ser carinhoso com os outros. Um gesto pequeno que pode provocar uma reação em cadeia. Não é um mau investimento do seu tempo e energia.

18. Voluntariado. Está relacionado com o item “ser gentil e generoso”, use algum do seu tempo para melhorar a vida dos outros. Vai ser o melhor que pode fazer com o seu tempo, e ajudar outra pessoa vai fazer com que se sentir melhor consigo, instantaneamente. 

19. Seja grato. Eu acredito na importância da gratidão. Estar grato pelo que tem na vida, pelo que recebe dos outros, é uma ação muito humilde que também pode ser muito positiva e gratificante, e que irá melhorar a sua autoimagem ao perceber as coisas boas que tem à sua volta. 

20. Exercício. Fazer exercício é uma atividade muito poderosa, e que o vai fazer sentir-se muito melhor consigo mesmo tanto física como mentalmente. 
Tudo que tem de fazer é dar um passeio algumas vezes por semana, e verá os benefícios. Comece esse hábito. 

21. Ganhe autonomia tendo mais conhecimentos. Responsabilizar-se, em geral, é uma das melhores estratégias para a construção de autoconfiança. Pode fazer isso de várias maneiras, mas uma das melhores formas de consegui-lo é através do conhecimento. Tal como construir competências e preparar-se, é ter mais conhecimentos isso vai lhe dar mais confiança. Então, aumente os seus conhecimentos estudando e fazendo investigação. A Internet é uma ótima ferramenta, mas também as pessoas á sua volta, pessoas que já fizeram aquilo que quer fazer, bem como livros, revistas e instituições educativas. 

22. Faça alguma coisa que teima em adiar. O que está na sua lista de tarefas à séculos? Faça-o amanhã de manhã, e tire-o do caminho. Vai se sentir muito melhor. 

23. Seja ativo. Fazer alguma coisa é quase sempre melhor do que não fazer nada. É claro que pode fazer alguma coisa errada, mas os erros fazem parte da vida. É assim que se aprende. Sem errar, nunca vai evoluir. Não se preocupe com isso. Levante-se e faça alguma coisa – fisicamente, ou tomando medidas para conseguir alguma coisa.

24. Trabalhe em pequenas tarefas. Tentar assumir um grande projeto ou tarefa pode ser assustador e intimidante, mesmo para o melhor de nós. Em vez disso, aprenda a dividir as coisas em pequenos pedaços e trabalhe num deles de cada vez. Pequenas conquistas fazem com que se sinta bem, e todos eles se somados dão grandes realizações. Aprenda a trabalhar sempre assim, e vai conseguir tudo a que se propuser. 

25. Arrume a sua secretária. Isto parece uma coisa simples (para alguns talvez não seja assim tão simples, risos). Arrumar a sua secretária é uma forma de ganhar controlo da sua vida. Se o seu local de trabalho estiver confuso, é difícil concentrar-se e fazer tudo aquilo que precisa. 

De alguma maneira, eu não posso acreditar que haja alguma montanha que não possa ser escalada por um homem que saiba o segredo de tornar sonhos realidade. Este segredo especial parece-me, pode ser resumido em quatro C s. Eles são curiosidade, confiança, coragem e constância, e o maior de todos é a confiança. Quando acreditar em uma coisa, acredite em tudo o que o envolve, implícita e inquestionavelmente. – Walt Disney 

 

Adaptado de 25 Maneiras de Aumentar a Sua Auto-Confiança

(Visited 19 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta