Achado -100 Meninas Negras

Olá, hoje vou falar um pouco sobre o Tumblr 100 Meninas Negras. Na verdade quem me indicou foi a Juliete Alves, do canal Experiências Literárias,  que sabe o quanto representatividade é importante para mim e me mostrou essa joia de página que me surpreendeu pelo conteúdo.

capturar

O Tumblr foi criado pelo pessoal do blog A Mãe Preta, um blog sobre maternância preta. Ou seja, a militância que emerge a partir da maternidade. São abordadas questões relacionadas a o que é ser uma mulher preta, criando filhas pretas nessa sociedade racista em que vivemos. Fala também sobre dicas de produtos, programas e livros que auxiliem no fortalecimento da autoestima de crianças e mulheres negras. No blog todo o conteúdo é permeado pela  experiência da autora, Luciana Bento, com o racismo e a maternidade.

capa-nova1.png

Luciana decidiu criar um Tumblr para reunir 100 livros sa literatura infantil, com personagens negros. Foi assim que surgiu o 100 meninas negras. Confesso que neste achado, foi mais do que apenas livros infantis, descobri uma pessoa que assim como eu entende a dificuldade de se enxergar no mundo, sem pessoas para se inspirar. Até hoje me lembro de poucas negras que fizeram da minha infância/adolescência mais feliz por saber que havia um lugar no mundo para mim.

Como percebi que existe muito o que falar sobre tudo isso, hoje vou ficando por aqui, mas volto, com certeza, para falar mais sobre esses achados.

 

Imagens: A mãe preta

(Visited 133 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta