Setênios – de 7 em 7 anos a sua vida muda completamente

Há um tempo atrás ouvi dizer que ha cada 7 anos nossa vida muda completamente. Então eu decidi procurar sobre isso e encontrei o seguinte post.

A teoria dos setênios é um dos pilares da antroposofia, linha de pensamento criada pelo filósofo Rudolf Steiner que estabelece uma espécie de “pedagogia do viver” do ser humano, interagindo com todo o universo. Dentro desse pensamento filosófico há a ideia de ver a vida de forma cíclica, a partir da observação dos ritmos da natureza, divididos em fases de sete anos.

O que são os setênios?

O número 7 é, por natureza, um número místico dotado de muito poder em quase todas as culturas conhecidas. Dessa forma, os ciclos da natureza também respeitam uma subdivisão possível de múltiplos de 7. Nos três primeiros ciclos, que compreendem dos 0 a 21 anos, chamados “setênios do corpo”, é quando se amadurece o corpo físico e também acontece a formação da personalidade.

Os três ciclos seguintes, dos 21 aos 42 anos, são conhecidos como “setênios da alma”. É a fase em que, superadas as experiências básicas da vida, a pessoa se insere na sociedade e faz as escolhas. Só a partir dos 42 anos, nos últimos setênios, há usufruto da vida com maturidade, profundidade e espiritualidade.

No caso das mulheres, a divisão por setênios ajuda a entender os processos do feminino, que vão do amadurecimento à capacidade reprodutiva até a menopausa, quando as forças da reprodução se transformam em força do pensar mais ligadas à introspecção, possibilitando uma ampla visão de vida. A seguir, conheça um pouco das características de cada setênio.

Explicada a teoria, venho aqui falar o porque achei interessante. Este ano faço 28 anos, ou seja estou no fim de mais um ciclo, ou no inicio, não sei. Enfim, percebi que nos meus últimos Setênios eu realmente tenho mudado, e coisas boas e ruim tem acontecido, mas o mais importante um grande amadurecimento aconteceu. Como foi dito acima, talvez a minha maturidade, profundidade e espiritualidade estejam sendo definidas e eu finalmente esteja entendendo a razão da vida.

De qualquer forma, achei interessante colocar isso aqui para mostrar a vocês, que talvez também estejam passando por turbulências em suas vidas que é possível que seja apenas mais uma ciclo virando em sua vida e que os próximos sete anos sejam de muita prosperidade.

 

(Visited 76 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta