Designer o que?

Design Instrucional, sim é isso mesmo que você leu. Instrucional de instrução, instrutor… esse termo e outros como Projeto Instrucional e Engenharia Pedagógica, são termos utilizados para denominar a mesma profissão o Agente Educador.

Porque comecei explicando isso? Bom, quando me perguntam com o que é que eu trabalho, é sempre a mesma história:

-Sou designer instrucional.

-Designer o que?

– Instrucional!

Você quis dizer Institucional?

-Não, instrucional.

-Ah! Mas o que é que você faz?

E é essa pergunta que me deixa sem saber como explicar.

Sou designer instrucional há pouco tempo, alguns meses na verdade e ainda não sei todos os conceitos da profissão. Comecei a procurar um emprego, já que estava indo para o ultimo ano da minha faculdade de Jornalismo e decidi entrar em uma área nova. Confesso que entrei pensando mais no Designer do que no Instrucional, mas agora que já conheço um pouco mais sobre o que é, cada dia eu aprendo um pouco mais e me apaixono.

Não, eu não trai o Jornalismo ou área de comunicação, entendi que essa área é mais relacionada com a comunicação do que eu imaginava, aliás, todo tipo de educação está amplamente relacionado com comunicação. Daí o nome do blog, (risos) “Comuniducação”. A ideia deste blog é exatamente fazer isso, relacionar as diferentes formas de se comunicar com as diferentes formas de ensinar. Um projeto pessoal, pois sempre quis dar aula que se tornou profissional.

Vamos então começar com o básico.

O termo design instrucional é muito utilizado para descrever educação a distancia, mas não é só isso que um profissional da área faz. Ele trata de métodos, técnicas e recursos que são utilizados nos processos de ensino-aprendizagem. Na prática isso se torna desenvolvimento de cursos, aulas individuais e construção de materiais didáticos como, livros, vídeos, exercícios, entre outros. Atividades que são projetadas para serem feitas a distância ou não.

No meu caso especificamente, trabalho com materiais destinados a empresas de diferentes setores. Sendo assim, a minha fonte de trabalho são materiais didáticos utilizados como objeto de treinamento de procedimento.Existem outras formas de aplicarem o design Instrucional em uma empresa, mais pra frente você poderá saber mais sobre isso, por enquanto, vamos entender apenas esta.

Em breve colocarei mais informações sobre como a comunicação influencia a aprendizagem, fique ligado.

(Visited 19 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta