Esta ONG quer mudar a representação dos negros em bancos de imagens

Repost – HuffPost

O que aparece quando você digita “pessoas” na busca de qualquer banco de imagens? Aparece pessoas brancas compondo a maioria das fotos.

Esta constatação, para muitos, pode não significar nada. Mas para Monique Evelle, representante da ONG Desabafo Social, trata-se de uma questão de proporcionalidade.

 “Mais do que representatividade, eu acredito em proporcionalidade. A mudança dos bancos de imagens vai interferir diretamente nos pensamentos e atitudes dos responsáveis pela criação, casting, curadoria de produtos midiáticos. Estamos falando de equilíbrio, né? Somos a maioria no Brasil, mas continuamos invisibilizados”, argumentou em entrevista ao Huffpost Brasil.

E foi pensando nessas questões que o Desabafo lançou a campanha “#BuscaPorIgualdade”. A ONG fez um experimento envolvendo os maiores Bancos de Imagem do mundo – Getty Images, Shutterstock, Depositphotos e iStock Photos.

Em quatro vídeos, a organização denuncia o “racismo velado” e pede que os bancos de dados alterem seus algoritmos de busca para contribuir por uma sociedade mais igualitária.

Deixe uma resposta